Técnicas do Treinamento Psicológico: Supere seus limites através da Simulação, Auto-hip | Sportplan Triatlhon

Técnicas do Treinamento Psicológico: Supere seus limites através da Simulação, Auto-hip

(Sportplan ) - No esporte, o treinamento psicológico é utilizado para se encontrar sua melhor performance nos treinamentos e nas competições. Atletas que alcançam performance surpreendentes seguem princípios do treinamento psicológico direta ou indiretamente. O treinador do tenista Gustavo Kuerten cita que concentração nunca é demais e equipes que vencem campeonatos, além da técnica e do treinamento, mantêm clima de equipe, humor dos atletas e mentalização positiva. Muitas características de vencedores podem ter sido obtidos involuntariamente, mas existem técnicas muito utilizadas que tornam-se um instrumento para o atleta superar seus limites.

Simulação. Treinamento de simulação significa copiar situações e estratégias competitivas tornando-a a mais real possível para preparar eficientemente o atleta. Além de preparar fisicamente, esta técnica cria condições competitivas que mantêm o atleta focalizado na prova, eliminando distrações e não permitindo erros. Um treino muito usado é o de simular as sensações de fadiga e as barreiras frequentemente deparadas durante uma prova. Isto inclue dores e dificuldades que devem ser mentalizados nos treinos como uma coisa normal e como motivo para se superar. Imagens do tipo: "Eu não estou fatigado, consigo correr por mais duas horas" , "Eu adoro estas dores, me incentivam à aumentar o ritmo" e "Não posso permitir que eu diminua o ritmo", são algumas frases que devem ser utilizadas nos treinos. Todas as outras características do treinamento psicológico também devem ser simuladas como: relaxamento, focalização, concentração, controle do humor, etc

Auto-Hipnose. O ser humano durante toda sua vida busca melhorar seus talentos, habilidades e maneiras de superar seus problemas. Muitos se acomodam com seus 'defeitos' na qual está relacionado com o prazer ou com sua vontade ou com uma opinião sobre o modo de vida. A auto-hipnose pode ser utilizada para transformar idéias/crenças, limites/barreiras, eliminar distrações e pensamentos que atrapalham um rendimento atlético. Crenças do tipo 'eu não consigo', podem se tornar barreiras que muitas vezes impedem o atleta de alcançar certo objetivo. A auto-hipnose pode ser realizada através sugestões fortes ou repetidas sobre algo numa situação de relaxamento e receptividade, também repetindo-se frases sobre superação e performance. Quatro passos da auto-hipnose:

1 - Fixação. Fixe sua atenção em algum ponto de um objeto,

2 - Relaxamento. Começando pelos seus pés, scaneie todo seu corpo relaxando cada parte ou músculo individualmente. Outra técnica é se sentir como um pano molhado.

3 - Receptividade. Fixação e relaxamento propiciam um estado de receptividade onde serão eliminadas tensões indesejadas e serão aplicadas as sugestões positivas.

4 - Sugestões Repetitivas. Prepare um roteiro para ler ou armazene num gravador com frases curtas, fortes e positivas. Ex. Minha excelente capacidade mental controla todas as minhas ações. Consigo dominar todos meus sentimentos, emoções e reações. Se eu me sentir nervoso eu simplesmente direi a mim mesmo, relaxe. Estou melhorando a cada dia. Estou forte hoje.

Abordagem Zen. A mais importante lição do Zen é o conceito de unidade, que significa estar conectado com a essência do que você está fazendo em cada momento, e assim tornar-se um com seu corpo, tarefa, natureza e tudo que estiver olhando. Quando você começa a refletir, deliberar, questionar ou julgar as ações quebra-se esta conexão e a relação natural entre corpo e mente, mente e mente, mente e tarefa. Há momentos para refletir e pensar, mas existe também momentos para estar totalmente ligado à tarefa e a performance. Alguns princípios do Zen são:

1 -  Eliminar qualquer tipo de obsessão da mente como o desejo pela vitória, em ser reconhecido, superar um rival ou se livrar de algo;

2 - Transformar-se num ser impassível que não tem ego, não pensa e deixa seu corpo e membros trabalharem de acordo com a disciplina que foi submetido e

3 -  concentrar-se num evento e simplesmente relaxar e ser envolvido/ absorvido pelas tarefas. Vitória e satisfação serão consequencia dos acontecimentos.

PNL - Programaçao Neurolinguística. Surgiu da observação do modo com que pessoas de sucesso conseguiam resolver seus problemas e alcançar os objetivos desejados. Estas experiências subjetivas de sucesso refletem uma boa organização do que vemos, ouvimos, sentimos e filtramos o mundo exterior aliado a subsequente comunicação eficaz. A melhora no desempenho pessoal tem como consequencia:

1 - o comportamento direcionado à uma intenção positiva;

2 - a compreensão de que não existem erros e sim resultados das ações e

3 - a aprendizagem por repetição e velocidade.

A PNL auxilia o atleta fornecendo qualidades psicológicas que repercutirão nos resultados. Algumas orientações da PNL são:

1 -  manter postura confiante e positiva;

2 -  demonstrar sempre simpatia;

3 - ouvir, evitar discordar e sorrir sempre e

4 - demonstrar segurança pessoal -onde está e onde quer chegar.

Bibliografia:
In Pursuit of Excellence. Orlick T. [1988>
Programa de treinamento [PNL> MAAS. Desenvolvimento Profissional