Estudos mostram os resultados da creatina no ciclismo | Sportplan Triatlhon

Estudos mostram os resultados da creatina no ciclismo

Vários estudos foram realizados na tentativa de esclarecer quais são os efeitos da suplementação crônica e aguda de creatina na performance do ciclismo. Os resultados são conflitantes, indicando efeitos positivos em média na metade dos estudos.

Embora possa ser considerado evidente e provado que a suplementação de creatina pode beneficiar a performance de eventos curtos simples ou repetitivos com duração entre 15 e 30segundos, não há evidência que apóie seu uso em eventos de ciclismo que dure mais do que um minuto.

Algumas conclusões dos resultados das pesquisas:

  • Eventos com 5 a 20 segundos de duração estão relacionados com os níveis de creatina no músculo. 
  • Não há evidência de diferenças nos níveis de creatina muscular de homens e mulheres. 
  • Treinamento parece não afetar os níveis de creatina muscular 
  • Quem possui uma dieta rica em creatinina tem menores resultados na suplementação. 
  • Vegetarianos e quem possui dieta rica em carboidratos podem se beneficiar da suplementação de creatina. 
  • Não há evidência de que a ingestão de 20-30g/dia por 5-6 dias possa ter efeitos adicionais na performance. 
  • É provável que um em mil irá sofrer de problemas no fígado pela ingestão de creatina, mas este risco é baixo. 

Fonte: Home page- Cycling Performance Tips